Um homem foi preso em Washington D.C. após queimar a bandeira dos Estados Unidos diante da Casa Branca. Identificado como Jay Carey, sargento aposentado do Exército que serviu por 21 anos, ele afirmou ter ateado fogo ao símbolo nacional como forma de protesto contra o presidente Donald Trump. Agentes do Serviço Secreto contiveram o ex-militar e apagaram as chamas com um extintor.
De acordo com a polícia do parque, que tem jurisdição sobre a área, é proibido acender fogo em terrenos controlados pelo serviço nacional de parques, exceto em locais designados. O episódio ocorreu horas depois de Trump assinar uma ordem executiva que prevê punição para quem queimar ou profanar a bandeira do país.
Na ocasião, o presidente republicano declarou que a medida visa desestimular atos desse tipo: “Incitar a revolta e queimar uma bandeira gera um ano de prisão. Não são dez, não é um mês, é um ano registrado na ficha da pessoa. E você verá a queima de bandeiras parar imediatamente”, afirmou após sancionar a ordem.
Com informações da CNN. ✅