Buscar

Camarão recolhido em 31 estados por risco de contaminação radioativa


Mais de 85 mil sacos de camarão vendidos em supermercados dos Estados Unidos foram recolhidos pela AquaStar (USA) Corp. devido a condições insalubres de processamento que levantaram suspeita de contaminação por césio-137, um elemento radioativo. Segundo a FDA, a retirada inclui produtos das marcas Kroger e AquaStar, comercializados entre 12 de junho e 17 de setembro de 2025 em redes como Kroger, Ralphs e Fred Meyer, abrangendo 31 estados, entre eles Geórgia, Califórnia, Texas e Nova York.

Embora o risco esteja associado ao isótopo radioativo césio-137, a agência informou que, até o momento, nenhum lote testou positivo para a substância. O césio-137 é usado em equipamentos médicos e também é subproduto de reatores nucleares e testes de armas. A preocupação é que a exposição prolongada, ainda que em baixas doses, possa aumentar o risco de câncer devido a danos ao DNA das células.

Os camarões foram importados da empresa indonésia PT. Bahari Makmur Sejati, já envolvida em outro recall recente ligado ao Walmart. Apesar de não haver relatos de doenças, a FDA orienta consumidores a não ingerirem os produtos, devendo descartá-los ou devolvê-los ao local de compra. ⏰ A nota foi divulgada às 3:49 PM EDT.

Com informações da CBS News.