O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (15) que Washington anunciará nos próximos dias medidas em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, os ministros do STF atuaram como “juízes ativistas” e perseguiram Bolsonaro, condenado a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.
Em entrevista à Fox News, Rubio declarou que a Corte brasileira tentou até punir cidadãos americanos com medidas “extraterritoriais”. O secretário não detalhou quais ações serão adotadas, mas garantiu que haverá uma resposta “adequada” dos EUA. Já o presidente Donald Trump classificou a condenação como “terrível” e disse estar “muito insatisfeito” com o julgamento, comparando o caso aos processos judiciais que ele próprio enfrentou.
A tensão entre Brasil e EUA se intensificou desde julho, quando Trump anunciou tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, justificando a medida como reação à “caça às bruxas” contra Bolsonaro. Nesta segunda, o vice-secretário de Estado Christopher Landau reforçou que a relação bilateral vive o “ponto mais sombrio em dois séculos”.