Uma investigação da Associated Press (AP) revelou que agentes do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) vêm utilizando um dispositivo de contenção corporal total, conhecido como WRAP, em imigrantes durante processos de deportação. O equipamento — de faixas pretas e amarelas — prende braços, pernas e tronco da pessoa, restringindo completamente seus movimentos.
Segundo a reportagem da AP, vários imigrantes relataram ter sido algemados e colocados dentro do WRAP por horas, inclusive em voos de longa duração. Um homem nigeriano contou ter sido acordado no meio da noite, amarrado com outros detidos e informado de que seria enviado a Gana, embora nenhum deles fosse daquele país. O caso faz parte de um processo federal que acusa o ICE de tratamento desumano.
A agência teria usado o dispositivo mesmo após alertas internos do Departamento de Segurança Interna (DHS) sobre possíveis riscos, incluindo mortes em casos semelhantes envolvendo forças policiais locais. O governo americano já gastou mais de US$ 268 mil com a compra do equipamento desde 2015, e a maioria dos registros de uso ocorreu durante as administrações Trump.