Buscar

Irã decide fechar estreito de Ormuz após ataque dos EUA


O Parlamento do Irã votou neste domingo (22) pelo fechamento do Estreito de Ormuz, rota estratégica por onde passa 21% do petróleo mundial, em resposta direta aos bombardeios das forças norte-americanas contra instalações nucleares iranianas no sábado (21). Segundo o Metrópoles, a medida ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional e pelo líder supremo Ali Khamenei.

A escalada nas tensões começou na quinta-feira (19), quando Teerã alertou que poderia fechar a rota caso os EUA apoiassem Israel no conflito. Após os bombardeios, o parlamentar Esmaeil Kowsari defendeu o fechamento da passagem marítima essencial à exportação de petróleo no Golfo Pérsico, alegando proteção aos interesses nacionais.

De acordo com a seguradora holandesa ING, uma interrupção no fluxo de navios na região pode elevar o preço do barril de petróleo tipo Brent para até US$ 150, superando o recorde de 2018. Já há relatos de embarcações desviando do Mar Vermelho e do Golfo, em meio ao temor de um impacto global no comércio.