Buscar

Juíza ordena fechamento do centro de detenção “Alligator Alcatraz” em 60 dias


Uma decisão federal determinou o fechamento do centro de detenção imigratória conhecido como “Alligator Alcatraz” dentro de 60 dias, proibindo a entrada de novos detidos. A juíza distrital Kathleen Williams, em um documento de 82 páginas, barrou as administrações de Ron DeSantis e Donald Trump de enviarem mais imigrantes ao local, alvo de intensos protestos.

A decisão também impede qualquer expansão da estrutura, como a instalação de novas luzes industriais ou a construção de prédios adicionais, incluindo tendas ou dormitórios. A juíza ordenou ainda a remoção de geradores, gás, esgoto e resíduos que transformaram a antiga pista de pouso em um centro de detenção, tornando o local inabitável.

O governo estadual, no entanto, já entrou com recurso na Corte de Apelações do 11º Circuito dos EUA. A ordem judicial é uma medida temporária, resultado de uma ação movida por grupos ambientais e pela tribo Miccosukee, que acusam autoridades de ignorar requisitos básicos de segurança e meio ambiente ao instalar o centro em apenas alguns dias.

Com informações do Miami Herald.