🇺🇸Em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (22) que está disposto a conversar com Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, caso haja interesse da Casa Branca. A declaração foi dada em entrevista ao canal norte-americano PBS, durante sua primeira viagem aos EUA desde a imposição da tarifa de 50% contra produtos brasileiros.
Segundo Lula, nunca houve diálogo anterior com Trump porque o republicano preferiu estreitar laços com Jair Bolsonaro, o que, em sua avaliação, foi um erro: “Ele fez uma escolha de construir uma relação com Bolsonaro e não com o povo brasileiro”. Questionado sobre as tarifas, Lula classificou como “inacreditável” a postura do governo americano e disse que a medida foi motivada por razões políticas.
Lula participa da Assembleia Geral da ONU em Nova York nesta terça-feira (23), onde deve enviar recados indiretos a Trump, defender a soberania brasileira e criticar a política tarifária dos EUA. O discurso também deve abordar meio ambiente, democracia e a guerra na Ucrânia.